Merenda

HORÁRIO DAS REFEIÇÕES

Café da manhã: das 06h45 às 07h25
Almoço: das 12h às 13h20
Jantar: das 18h às 18h50

O que é o Programa Alimentação Escolar?

A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. Na Central funciona um departamento do Programa que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, a logística, a recepção e controle de qualidade dos alimentos da merenda e entrega nas escolas.

O modelo da alimentação escolar em Campinas é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - e por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento pública, sem custos administrativos e com foco na segurança alimentar.

230 mil refeições por dia

Diariamente a Ceasa distribui cerca de 100 toneladas de produtos para garantir as mais de 230 mil refeições servidas diariamente na merenda. O Programa atende em torno de 570 unidades escolares da cidade - escolas municipais e estaduais, salas de aulas de jovens e adultos e entidades assistenciais.

Educação Nutricional

Outra preocupação é com a capacitação das profissionais para garantir a qualidade e com a educação nutricional de todos os envolvidos no Programa, inclusive os pais. As nutricionistas fazem supervisão periódica nas escolas, além de organizar e ministrar cursos na cozinha experimental da Ceasa para as mais de 900 cozinheiras do Programa.

Elas também realizam palestras de educação nutricional para pais, professores, diretores e alunos. Por exigência da Ceasa, as cozinheiras têm dois cursos de atualização e aperfeiçoamento por ano, garantidos nos contratos com as prestadoras de serviços de mão de obra.

Cardápios para diabéticos e alérgicos

O Programa desenvolve projetos especiais como a padronização e testes das receitas e cardápios para atender crianças com diabetes e com alergia a alguns alimentos como a lactose.

Para tanto é preciso entrar em contato com a escola.

Outras informações no site do CEASA: http://www.ceasacampinas.com.br
( Projetos Sociais / Alimentação Escolar )