ADMINISTRAÇÃO

PERFIL PROFISSIONAL: É o profissional que controla a rotina administrativa das empresas. Colabora nos planejamentos estratégico, tático e operacional. Realiza atividades em recursos humanos e procede à intermediação nos processos de colocação e de recolocação profissional. Atua na área de compras, auxilia no setor contábil e assessora a área de vendas. Executa intercâmbio de mercadorias e de serviços e executa atividades nas áreas fiscal e financeira.

MERCADO DE TRABALHO: Áreas da indústria, comércio, prestação de serviços, empresas em geral, de pequeno e médio porte.

DURAÇÃO DO CURSO: • Técnico Modular noturno: 3 semestres (1 anos e meio)
• Integrado ao ensino Médio: 3 anos

CONTABILIDADE

PERFIL PROFISSIONAL: É o profissional que constitui e regulariza empresa, identifica documentos e informações, atende a fiscalização e procede consultoria empresarial. Executa a contabilidade geral, operacionaliza a contabilidade de custos e efetua contabilidade gerencial. Administra o departamento pessoal e realiza controle patrimonial. Realiza atividades inerentes à contabilidade em empresas, órgãos governamentais e outras instituições públicas e privadas.

MERCADO DE TRABALHO: Trabalha em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais.

DURAÇÃO DO CURSO: • Técnico Modular noturno: 3 semestres (1 anos e meio)

FINANÇAS

PERFIL PROFISSIONAL: O TÉCNICO EM FINANÇAS é o profissional que efetua atividades nas negociações bancárias e nos setores de tesouraria, contabilidade, análise de crédito, orçamento empresarial, custos e formação de preços. Identifica os diversos indicadores econômicos e financeiros e sua importância para análise financeira. Interpreta demonstrativos financeiros. Realiza fluxo de caixa, lançamentos financeiros, ordens de pagamento, contas a pagar e receber e cobranças. Coleta e organiza informações para elaboração do orçamento empresarial e análise patrimonial.

MERCADO DE TRABALHO: Bancos e instituições financeiras; instituições públicas, privadas e do terceiro setor; empresas de consultoria; trabalho autônomo.

DURAÇÃO DO CURSO: • 3 semestres (1 anos e meio)

LOGÍSTICA

PERFIL PROFISSIONAL: É o profissional que executa e colabora na gestão dos processos de planejamentos, operações e controles de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de estoques, de movimentação, de expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação. Presta atendimento aos clientes. Implementa os procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

MERCADO DE TRABALHO: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

DURAÇÃO DO CURSO: • Técnico Modular noturno: 3 semestres (1 anos e meio)
• Integrado ao ensino Médio: 3 anos

RECURSOS HUMANOS

PERFIL PROFISSIONAL: O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS é o profissional que executa rotinas administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia no controle e avaliação de subsistemas de gerenciamento e contribui para a implementação das estratégias organizacionais. Administra pessoal, promove ações de treinamento, identifica e sugere plano de benefícios. Descreve e classifica postos de trabalho, aplica questionários e processa informações acerca dos trabalhadores. Atua nos processos de recrutamento, seleção e integração, assessora as relações de trabalho e sistemas de avaliação de desempenho. Presta serviços de comunicação oral e escrita, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento de pessoal com empenho no crescimento simultâneo, individual e do grupo de forma ética. Realiza ações empreendedoras e em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional.

MERCADO DE TRABALHO: Organizações públicas, privadas, mistas, e do terceiro setor ou como autônomos e consultores.

DURAÇÃO DO CURSO: • Técnico Modular noturno: 3 semestres (1 ano e meio)

ELETRÔNICA

PERFIL PROFISSIONAL: É o profissional que planeja serviços de instalações, operação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos por meio da interpretação de ordens de serviços, de desenhos, de esquemas, de diagramas e de cronogramas de projetos. Instala equipamentos, aparelhos e dispositivos eletrônicos, ajustando parâmetros elétricos e lógicos, realizando testes e corrigindo falhas. Realiza treinamento operacional, manutenções preditiva, preventiva e corretiva de sistemas eletrônicos. Organiza o local de trabalho e trabalham segundo normas técnicas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

MERCADO DE TRABALHO: Indústrias em geral.

DURAÇÃO DO CURSO: • Técnico Modular noturno: 4 semestres (2 anos)
• Integrado ao ensino Médio: 3 anos

ELETROTÉCNICA

PERFIL PROFISSIONAL: É o profissional que planeja, executa e supervisiona serviços de instalação, de operação e de manutenção de sistemas, equipamentos e aparelhos elétricos, por meio de interpretação de desenhos, esquemas, diagramas e projetos em geral. Elabora desenhos técnicos. Realiza manutenções preditiva, preventiva e corretiva em eletrotécnica. Participa de atividades de capacitação de equipes técnicas.

MERCADO DE TRABALHO: Empresas construtoras, usinas hidroelétricas e termoelétricas e indústrias em geral.

DURAÇÃO DO CURSO: • Técnico Modular noturno: 4 semestres (2 anos)
• Integrado ao ensino Médio: 3 anos

MECÂNICA

PERFIL PROFISSIONAL: É o profissional que elabora projetos mecânicos e sistemas automatizados. Monta e instala máquinas e equipamentos. Planeja e realiza manutenção preventiva. Desenvolve processos de fabricação e montagem de conjuntos mecânicos. Elabora documentação, realiza compras e vendas técnicas, cumpre normas e procedimentos de segurança no trabalho e preservação ambiental.

MERCADO DE TRABALHO: Indústrias, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Laboratórios de controle de Qualidade, de manutenção e pesquisa no setor produtivo mecânico. Prestadoras de serviço.

DURAÇÃO DO CURSO: • Técnico Modular noturno: 2 semestres (2 anos)
• Integrado ao ensino Médio: 3 anos

INFORMÁTICA

PERFIL PROFISSIONAL: O TÉCNICO EM INFORMÁTICA é o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas. Monta estruturas de banco de dados e codifica programas.Projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e aplicações. Seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas.

MERCADO DE TRABALHO: Trabalham em atividades de informática e conexas, abrangendo instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que demandam sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores. Poderá trabalhar como autônomo em consultoria e treinamentos.

DURAÇÃO DO CURSO: • Técnico Modular (semipresencial aos sábados): 3 semestres (1 ano e meio)
• Integrado ao ensino Médio: 3 anos