ETEC Bento Quirino

ESCOLA

APRESENTAÇÃO

BIBLIOTECA

A Biblioteca é um local para leitura, consulta pesquisa e estudo individual ou em grupo. Atividades que importunem os estudantes não são admitidas. Este espaço também possui computadores ligados à internet para o uso escolar. Em função disso, o uso dos equipamentos para fins pessoais contraria o seu propósito, que é o de pesquisa escolar, confecção de trabalhos e busca de informações sobre vestibulares. Portanto, é importante respeitar o ambiente da biblioteca e utilizar esse espaço privilegiado com sabedoria.

O acervo da Biblioteca da Etec Bento Quirino é constituído por livros e periódicos (jornais e revistas), além das apostilas produzidas pelos professores.

Para seu melhor funcionamento, devem ser observadas algumas importantes condições.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

  • 08:00h as 17:00h
  • 18:00h as 20:50h

O empréstimo de títulos pode ser feito por alunos, professores e funcionários do colégio.

Para a retirada de qualquer material bibliográfico (consulta local ou empréstimo domiciliar), os usuários devem apresentar o cartão de identificação pessoal, que é emitido pela Biblioteca.

  • Poderão ser retirados até dois livros diferentes por vez. Se o usuário tiver outros empréstimos em seu nome, ou se tiver algum livro em pendência, não poderá retirar outra obra.
  • O prazo de empréstimo para livros cujo exemplar não seja o número 1, é de 7 (sete) dias, a contar da data de retirada (inclui sábado, domingo e feriado) e poderão ser renovados por ATÉ MAIS 7 DIAS de acordo com os critérios de renovação.
  • Os alunos, que por algum motivo não devolverem o livro no prazo marcado, serão invalidados a qualquer retirada da Biblioteca até que regulamentem sua situação.
  • Todos os livros que forem retirados da Biblioteca terão que ser registrados pela funcionária do setor.
  • Os ATLAS, ENCICLOPÉDIAS, DICIONÁRIOS, LIVROS, cujo exemplar seja o número 1 só poderão ser consultados na Biblioteca.
  • Quanto ao empréstimo de periódicos (Jornais e Revistas), os usuários poderão levar para casa até 2 (dois) de cada vez, somente no final de semana.

OBS: As últimas edições publicadas não se encontram para empréstimo, devido à grande procura para leitura na biblioteca.

Biblioteca Ativa

A Biblioteca Ativa da Etec Bento Quirino é um ambiente que visa atender a expectativa que o aluno tem pela busca do conhecimento, pela informação e pelo espaço de convivência e interação mais ativa.

 A Razão de ser da Biblioteca Ativa

É a razão da existência dos livros, da leitura, uma proposta pedagógica que supera ideia de que a Biblioteca é um depósito de livros e materiais sem valor.

A razão de ser da Biblioteca Ativa é incluir os alunos no processo ativo, dinâmico em que a interação é feita com amizade e alegria através da leitura que lhes proporciona a aprendizagem.

No contexto da aprendizagem, a Biblioteca Ativa auxilia os alunos nas atividades propostas pelos Professores e é importante para o estudante reforçar a a aprendizagem, promovendo diálogos ativos e que eles entendam que esse ambiente está quebrando paradigmas e que livro é um recurso essencial para o conhecimento.

Equipe da Biblioteca Ativa

Normas e Regras de Convivência e Utilização da Biblioteca

São permitidas quantas renovações do material bibliográfico emprestado forem necessárias, de acordo com as seguintes condições:

  • O usuário deve estar em dia com a Biblioteca;
  • A renovação poderá ser feita, na biblioteca, até no dia do vencimento do prazo, desde que não haja reserva do material;
  • O material bibliográfico, para renovação, não pode estar com o prazo de devolução vencido;
  • É permitida a renovação apenas quando o material bibliográfico não estiver sido reservado por outro usuário.
  • O empréstimo de livros em reserva terá seu prazo reduzido de sete para cinco dias;
  • A reserva será feita por ordem de solicitação, e o solicitante terá um dia para retirar o material reservado;
  • Cabe ao usuário a responsabilidade de verificar, diariamente, se a obra reservada por ele está disponível;
  • A multa para materiais em reserva, não devolvidos na data prevista, terá seu valor diferenciado de acordo com cada Seção e tipo de material.

O usuário é responsável pelo título a ele emprestado e, em caso de extravio ou dano, deve repor à Biblioteca outro exemplar.

  • Em se tratando de publicação esgotada, a obra a ser reposta pode ser substituída por outra de valor equivalente, a critério do responsável pela Biblioteca.
  • Enquanto a Biblioteca não for indenizada, o usuário ficará suspenso do direito de empréstimo.
  • O atraso na devolução de título implica em cobrança de multa por volume e por dia de atraso.
  • O usuário está sujeito ao pagamento de multa no valor deR$1,00 (um real) por volume e por cada dia corrido, caso haja atraso na devolução.
  • A multa para materiais em reserva será de R$1,50 (um real e cinquenta centavos) por volume e por cada dia corrido.
  • O período de recesso escolar (férias, sábados, domingos e feriados) também é considerado para contagem dos dias de atraso na devolução.
  • Somente após a devolução da publicação e o pagamento da multa, o usuário poderá efetuar novos empréstimos.
  • O aluno em débito, não poderá renovar sua matrícula na biblioteca, para o próximo período letivo.

O usuário que for surpreendido levando material bibliográfico irregularmente, ou ainda aquele que danificar a obra retirada por empréstimo (arrancando páginas ou etiquetas de identificação do livro ou fazendo anotações) é suspenso do empréstimo domiciliar por um semestre, recebendo notificação da biblioteca.

BIBLIOTECA ATIVA

O projeto Biblioteca Ativa na ETEC Bento Quirino foi o de orientar os visitantes a entrar no mundo do conhecimento, informação e entretenimento através da leitura e do acesso aos livros. A Biblioteca é local de suma importância no ambiente escolar, é ela que propicia a distribuição democrática da leitura e da pesquisa, independente da origem social e econômica do estudante, além de propiciar um ambiente de estudo tranquilo e equânime para todos na instituição escolar.

A Biblioteca Ativa 2020, entre outras ações tem por objetivo ampliar o acesso dos estudantes através de um espaço virtual e ao acervo da biblioteca online; promovendo a leitura; fomentando o debate e a cultura escolar; bem como proporcionando ações que contribuíram com a melhoria da relação entre as pessoas e o espaço escolar como um todo. Assim, temos tentado realizar atividades que promoveram a interação entre os alunos de forma saudável e respeitosa; atividades que estimulem a criticidade a reflexão; a exibição de documentários e debates; além de atividades que discutam temas relacionados com as modificações a que está sujeita a sociedade contemporânea. Dessa maneira espera-se que o uso da biblioteca se amplie e se torne parte da cultura escolar como um todo, além do fomento a um ambiente crítico desnaturalizando os casos de bullying e evasão escolar a fim da criação de um ambiente de organizacional saudável e satisfatório para todos.

Desenvolvimento do Projeto

Esse ano devido à pandemia, a Biblioteca Ativa teve que reorganizar seu projeto .

Organizar um espaço virtual e  adequar as atividades elaborando  um cronograma de uso deste espaço, oportunizando que todas as turmas tenham acesso à biblioteca para leitura, pesquisa e entretenimento. Preparar um local com revistas e jornais para deixá-lo neste espaço e para ser usado quando necessário.

Organizar o novo ambiente com seleção de obras do acervo relacionadas às temáticas do projeto e a bases científicas de componentes diversos: educação, teatro, museus, sustentabilidade, direitos humanos e as variadas formas de violência. No começo do ano organizamos a prática de grupos de monitoria entre estudantes, sendo a monitoria uma forma de estudantes que se destacam em determinada matéria auxiliarem aqueles que apresentam alguma dificuldade, propondo uma certificação para os alunos monitores ao final do processo.

Já no espaço virtual adaptamos alguns projetos como  o clube da leituras com aprofundamento do  de estudo  de livros para ENEM e vestibulares através de debates em espaço online. Emissão de dados da biblioteca no Sistema de Informações Gerenciais (SIG Biblioteca). O projeto de RPG foi  realizado  nos meses de fevereiro e março,  e estamos aguardando para dar andamento.

Realizamos um Sarau no espaço da biblioteca ativa onde os alunos puderam compartilhar conosco dons e talentos. E o projeto do café filosófico foram realizadas  palestras online.

Equipe da Biblioteca Ativa