ETEC Bento Quirino

ESCOLA

APRESENTAÇÃO

Etec Bento Quirino é uma gigante, composta por cerca de 1.700 alunos oriundos de Campinas e diversas cidades da região, como Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Pedreira, Limeira, Paulínia etc.

Etec Bento Quirino é hoje uma escola que abraça a cidade de Campinas. Além da Etec sede, a partir de 2009, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, começamos a ofertar cursos técnicos profissionalizantes em mais outras três unidades na cidade, ampliando o número de vagas e levando nossos cursos às regiões mais afastadas da cidade.

Mas nossa preocupação não é somente com uma educação profissional de qualidade e sim com a formação integral do cidadão. Assim, não são raros os exemplos de alunos que passaram nas melhores faculdades públicas do país, como USP, UNESP e UNICAMP, nos mais variados cursos, como Medicina, Ciências da Computação, Engenharia, Pedagogia, entre outros.

Nos últimos anos, trabalhamos com a aprendizagem baseada em projetos, o que dá a oportunidade de nossos alunos aprenderem de forma mais interessante, despertando o empreendedorismo e a inovação. Prova disso é que, nos últimos anos, tivemos projetos e alunos premiados na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (etapa Brasil), Olimpíadas do Saber e entre os Top Five do Prêmio Benchmarking Brasil.

Por isso, todos os anos realizamos a Bentotec – Feira Tecnológica e Cultural, como forma de estimular os alunos a aprender sempre e também apresentá-los de forma profissional ao mercado. Neste dia, a escola fica aberta à visitação e os alunos têm a oportunidade de apresentar aos empresários, família e a comunidade o trabalho desenvolvido aqui.

Temos a certeza que durante os seus 100 anos de existência a Etec Bento Quirino ajudou a mudar a vida de milhares de jovens e adultos com uma educação pública, gratuita e de qualidade. E não pararemos por aqui, continuaremos a proporcionar aos nossos alunos formação para que eles colaborem positivamente na força de trabalho da Região Metropolitana de Campinas e se tornem em cidadãos mais éticos e justos para o Brasil.

INFRAESTRUTURA

INSTITUIÇÕES AUXILIARES

Grêmio

Órgão representativo dos alunos, que tem seus objetivos voltados à integração da comunidade escolar visando a maior participação do processo educativo e à gestão democrática da Escola.

Artigo 102 do Regimento Comum do CEETEPS

Parágrafo Único: A Escola propiciará condições para a instituição e funcionamento de órgãos representativos dos alunos.

E-mail: gremio@etecbentoquirino.com.br

A APM é uma entidade jurídica de direito privado, criada com a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do processo educacional, para a assistência escolar e para a integração escola-comunidade. Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização e funcionamento escolar nos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.

Os objetivos da APM são de natureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem finalidades lucrativas.

A contribuição financeira para a APM é sempre facultativa, podendo ser feita durante todo o ano letivo, sendo considerada sempre muito bem vinda e de suma importância para a comunidade escolar.

E-mail de contato: atendimento@etecbentoquirino.com.br

O Conselho de Escola é um órgão deliberativo da unidade escolar, integrado por representantes da comunidade escolar e extraescolar nomeados após eleição.

É um órgão de suma importância nas decisões da Unidade Escolar: atua na proposta pedagógica, aprovando o Plano Plurianual de Gestão (PPG), busca soluções para problemas administrativos e pedagógicos e estabelece prioridades para aplicação de recursos na escola.

O Conselho de Escola é regulamentado pelo Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS. Transcrevemos abaixo o capítulo que disciplina o assunto.

CAPÍTULO I – Do Conselho de Escola

Artigo 10 – A UE terá, como órgão deliberativo, o Conselho de Escola, integrado por representantes da comunidade escolar e da comunidade extra- escolar, cuja composição será:

  1. Pela comunidade escolar:

Diretor, presidente nato;

Um representante das diretorias de serviços e relações institucionais;

Um representante dos professores;

Um representante dos servidores técnico e administrativos;

Um representante dos pais de alunos;

Um representante dos alunos;

Um representante das instituições auxiliares;

  1. Pela comunidade extra-escolar:

Representante de órgão de classe;

Representante dos empresários, vinculado a um dos cursos;

Aluno egresso atuante em sua área de formação técnica;

Representante do poder público municipal;

Representante de instituições de ensino, vinculada a um dos cursos;

Representante de demais segmentos de interesse da escola.

1º – A composição da comunidade extra-escolar será de no mínimo três membros e, no máximo, seis membros.

2º – Os representantes mencionados no inciso I, alíneas de “b” a “f”, serão escolhidos pelos seus pares e, os mencionados no inciso II, pela Direção da Escola.

3º – Os representantes cumprirão mandato de um ano, permitidas reconduções.

Artigo 11 – O Conselho de Escola terá as seguintes atribuições:

  1. Deliberar sobre:

O projeto político pedagógico da escola;

As alternativas de solução para os problemas acadêmicos e pedagógicos;

As prioridades para aplicação de recursos:

II – estabelecer diretrizes e propor ações de integração da Etec com a comunidade;

III – propor a implantação ou extinção de cursos oferecidos na Etec, de acordo com as demandas locais e regionais e outros indicadores;

IV – aprovar o plano Plurianual de Gestão e o Plano Escolar;

V – apreciar os relatórios anuais da escola, analisando se desempenho diante das diretrizes e metas estabelecidas;

1º – O Conselho de Escola poderá ser convocado pela Direção para manifestar-se sobre outros temas de interesse da comunidade escolar.

2º – O Conselho de Escola reunir-se-á, ordinariamente, no mínimo, uma vez a cada semestre e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu presidente ou pela maioria de seus membros.