A Etec Bento Quirino é uma gigante, composta por cerca de 1.350 alunos oriundos de Campinas e diversas cidades da região, como Valinhos, Vinhedo, Hortolândia, Sumaré, Pedreira, Limeira, Paulínia etc. A Etec Bento Quirino é uma das unidades mantidas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, o Centro Paula Souza, que possuí escolas técnicas e faculdades de tecnologia em todo o território do Estado de São Paulo.
A Etec Bento Quirino é hoje uma escola que abraça a cidade de Campinas. Além da Etec sede, a partir de 2009, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, começamos a ofertar cursos técnicos profissionalizantes em mais outras três unidades na cidade, ampliando o número de vagas e levando nossos cursos às regiões mais afastadas da cidade.
Mas nossa preocupação não é somente com uma educação profissional de qualidade e sim com a formação integral do cidadão. Assim, não são raros os exemplos de alunos que passaram nas melhores faculdades públicas do país, como USP, UNESP e UNICAMP, nos mais variados cursos, como Medicina, Ciências da Computação, Engenharia, Pedagogia, entre outros.
Nos últimos anos, trabalhamos com a aprendizagem baseada em projetos, o que dá a oportunidade de nossos alunos aprenderem de forma mais interessante, despertando o empreendedorismo e a inovação. Prova disso é que, nos últimos anos, tivemos projetos e alunos premiados na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (etapa Brasil), Olimpíadas do Saber, figuramos entre os Top Five do Prêmio Benchmarking Brasil, além da participação em muitos outros eventos e competições de conhecimento e iniciação científica.
Todos os anos realizamos a Bentotec – Feira Tecnológica e Cultural da Etec Bento Quirino, como forma de estimular os alunos a aprender e apresentá-los de forma profissional ao mercado. Neste evento, a escola fica aberta à visitação e os alunos têm a oportunidade de apresentar aos empresários, família e a comunidade o trabalho desenvolvido.
Em sua história centenária a Etec Bento Quirino ajudou a mudar a vida de milhares de pessoas, com uma educação pública, gratuita e de qualidade. E não pararemos por aqui, continuaremos a proporcionar aos nossos estudantes a formação necessária para atuarem no mercado de de trabalho da Região Metropolitana de Campinas e se tornem em cidadãos mais éticos e justos para o Brasil.
NOSSAS 4 UNIDADES:
* ETEC BENTO QUIRINO (SEDE)
Av. Orosimbo Maia, 2.600, Vila Estanislau
* EE FRANCISCO GLICÉRIO
Av. Dr. Moraes Sales, 988, Centro
* EE HERCY MORAES
Av. Paulo Provenza Sobrinho, 1.450, Perseu Leite de Barros
* EE DEPUTADO EDUARDO BARNABÉ
R. Adílio de Oliveira Gonçalves, s/n – Dic I (Conjunto Hab. Monsenhor Luiz Fernando Abreu), Campinas
Órgão representativo dos alunos, que tem seus objetivos voltados à integração da comunidade escolar visando a maior participação do processo educativo e à gestão democrática da Escola.
A APM é uma entidade jurídica de direito privado, criada com a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do processo educacional, para a assistência escolar e para a integração escola-comunidade. Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização e funcionamento escolar nos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.
Os objetivos da APM são de natureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem finalidades lucrativas.
A contribuição financeira para a APM é sempre facultativa, podendo ser feita durante todo o ano letivo, sendo considerada sempre muito bem vinda e de suma importância para a comunidade escolar.
E-mail de contato: e043apm@cps.sp.gov.br
O Conselho de Escola é uma instituição deliberativa da unidade escolar, integrado por representantes da comunidade escolar e extraescolar nomeados após eleição. É de suma importância nas decisões da Unidade Escolar: atua em propostas pedagógicas, no planejamento das atividades da Unidade Escolar, contribuindo com soluções para problemas administrativos e pedagógicos e contribui na definição das prioridades para aplicação de recursos na escola.
O Conselho de Escola é composto da seguinte forma:
Diretor da Etec, presidente nato;
Um representante das diretorias de serviços e relações institucionais da Etec;
Um representante dos professores;
Um representante dos servidores técnico e administrativos;
Um representante dos pais de alunos;
Um representante dos alunos;
Um representante das instituições auxiliares;
Representante de órgão de classe;
Representante dos empresários, vinculado a um dos cursos;
Aluno egresso atuante em sua área de formação técnica;
Representante do poder público municipal;
Representante de instituições de ensino, vinculada a um dos cursos;
Representante de demais segmentos de interesse da escola.
A composição da comunidade extra-escolar deve ser de no mínimo três membros e, no máximo, seis membros.
Os representantes cumprirão mandato de um ano, permitidas reconduções